Skip to content

BC coloca minutas de normativas ligadas a Basileia III em consulta pública

BC ;O Banco Central colocou em consulta pública nesta sexta-feira minutas de normativas para a definição do indicador de Liquidez de Curto Prazo (LCR) e apuração da Razão de Alavancagem (RA), no âmbito das recomendações de Basileia III.

As regras de Basileia III buscam aumentar a capacidade das instituições financeiras de absorver choques de estresse do sistema financeiro.

Em comunicado, o BC informou que o LCR é definido com base na razão entre o estoque de ativos de alta liquidez e o total de saídas líquidas de caixa previstas para um período de 30 dias, em condições de estresse.

“Seu objetivo é, em condições normais de mercado, propiciar a construção e a manutenção de reserva mínima de ativos líquidos para, em períodos de maior escassez ou necessidade de liquidez, serem utilizados para a manutenção da continuidade dos negócios e da estabilidade do sistema financeiro”, disse o BC.

Já a RA é definida como a razão entre o capital Nível I dos bancos e o total de suas exposições, tendo como objetivo primordial evitar a alavancagem excessiva das instituições financeiras, e a elevação do risco sistêmico.

 

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *