Promovida pela revista e Portal IMPRENSA, a 6ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, que será realizada dia 6 de maio, em Brasília (DF), vai abrir espaço para o debate sobre a violência contra a imprensa e o cerceamento sofrido por veículos, através de processos judiciais como uma modalidade de censura.
Alexandre Jobim (Grupo RBS / AIR) vai discutir os limites impostos à imprensa em período de eleições, juntamente como o Ministro Ayres Britto. O presidente da associação comenta a importância da liberdade de expressão estar presente nos debates, com o intuito de ampliar a discussão, “trazendo mais transparência, informação e democracia. Infelizmente, no Brasil, há uma centena de iniciativas legislativas com vistas a cercear, direta ou indiretamente, a liberdade de expressão”, afirma.
Convidada do painel sobre cobertura política e censura prévia aos veículos, Cristina Serra (TV Globo) ressalta a importância de envolver todos na discussão sobre o país, a sociedade e a imprensa que queremos. “Temos um paradoxo: há 26 anos, vivemos sob a égide de uma Constituição democrática, que consagra a liberdade de imprensa e expressão e, no entanto, houve 136 casos de agressão a jornalistas em 2013, ano em que a população foi às ruas demandar mais direitos”.
Esta edição do fórum marca o lançamento, pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas, de um relatório especial sobre a liberdade de imprensa no Brasil. Para comentar os resultados, convidamos Carlos Lauría e María Teresa Ronderos, do CPJ e Ricardo Uceda, do IPYS.
A Abraji contribuirá com essa discussão, apresentando um guia prático para a cobertura de protestos, com informações sobre o que acontece nas manifestações e como os jornalistas podem se proteger.
No encerramento do fórum, reuniremos profissionais que foram alvos de violência, direta ou indiretamente, para discutir os desafios e as ameaças ao livre exercício da profissão. Entre os confirmados a Senadora Ana Amélia Lemos e Ivo Herzog (Instituto Vladimir Herzog).
Fonte: R7