Skip to content

Carro autônomo do Google deve chegar ao mercado dentro de cinco anos

google carroO Google planeja lançar o seu carro autônomo no mercado dentro de quatro ou cinco anos.

Segundo a BBC News, a revelação foi feita pelo diretor do projeto, Chris Urmson, durante o TED 2015 – evento que reúne as principais novidades em tecnologia e design. Ele afirma que o fato de mais pessoas estarem dirigindo e o engarrafamento estar aumentando são ótimos motivos para o veículo ser lançado em breve.

Em tom de brincadeira, Urmson disse que seu filho terá idade para tirar a carteira de motorista daqui alguns anos e a “equipe está empenhada para que isso não aconteça”.

Ele acredita que os carros autônomos podem reduzir drasticamente os acidentes de trânsito. “Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem nas estradas de todo o mundo a cada ano. Esse número é equivalente a um jato caindo do céu todos os dias.”

O diretor ainda afirma que as mudanças realizadas por algumas montadoras para autonomizar os veículos não são suficientes. Vale lembrar que empresas optaram por introduzir funções autônomas nos modelos gradativamente, ao invés de criar um carro totalmente automatizado.

O Google por outro lado, revelou o seu protótipo – carinhosamente apelidado pela mídia com Coala, uma vez que lembra o animal – no final do ano passado, sendo que ele não contava com volante ou qualquer tipo de controle que permitisse a interação com o motorista.

Durante a apresentação, Urmson também mostrou como funciona o software desenvolvido, que consegue distinguir elementos do trânsito e agir em situações diversas.

Esta não é a primeira vez que pessoas envolvidas com o projeto comentam sobre um possível lançamento no mercado. No início de 2013, Anthony Levandowski, gerente de tecnologia do carro com autocondução do Google, já havia comentado que a empresa esperava um lançamento nos próximos cinco anos – o projeto parece ter atrasado uns dois anos.

Na época, ele afirmava que o maior desafio era garantir a confiabilidade do software que movimenta o carro, pois qualquer erro deixaria o veículo sem controle.

Fonte: Bol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *