Skip to content

Lucro da Holcim fica 4,7% menor no 3º trimestre, na comparação anual

holcimO lucro líquido atribuído a controladores da fabricante de cimento Holcim, da Suíça, caiu 4,7% no t erceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Balanço publicado nesta segunda-feira mostra que o resultado chegou a 447 milhões de francos suíços, ou cerca de US$ 467,8 milhões.

Entre julho e setembro, a empresa comercializou 36 milhões de toneladas de cimento, leve alta de 0,8% sobre as mesmas bases de comparação. As vendas de concreto recuaram 9,4%, para 9,7 milhões de metros cúbicos, e as de agregados diminuíram em 2,9%, totalizando 44,1 milhões de toneladas.

Com a demanda mais fraca pelos produtos da companhia, a receita líquida fechou o trimestre em 5,18 bilhões de francos suíços. A queda, em 12 meses, foi de 2,1%. Os custos e despesas, por outro lado, acompanharam a baixa e o lucro operacional terminou em 757 milhões de francos suíços, leve aumento de 0,7%.

A performance foi pior principalmente na América Latina. O atraso em obras de infraestrutura no Brasil, a crise na Argentina e a desaceleração do setor de construção no México pesaram sobre o desempenho do grupo na região.


As vendas de cimento caíram 1,4%, para 6,3 milhões de toneladas, as de agregados recuaram 22,1%, para 2 milhões de toneladas, e as de concreto ficaram 22,3% menores, em 1,6 milhões de metros cúbicos. O lucro operacional da região ficou em 168 milhões de francos suíços, baixa de 9,2%.

Apesar do momento mais adverso, a Holcim manteve as metas para o acumulado do ano. A suíça ainda acredita que o único local em que atua que deve apresentar queda nas compras de seu cimento é a Europa.

A empresa se encontra em processo de fusão com outra gigante do setor, a francesa Lafarge. A expectativa é que a união dos negócios seja completada no primeiro semestre do ano que vem, à medida em que as duas conseguirem vender ativos para evitar concentração de mercado em vários países, dentre eles o Brasil. 03/11/2014 08:03:35

Fonte: Bol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *