O Unicredit, o maior banco da Itália, pode tomar entre 14 bilhões a 15 bilhões de euros das novas operações de refinanciamento de longo prazo do Banco Central Europeu (BCE), disse o presidente-executivo do banco nesta quinta-feira.
“Estes são números que ainda estamos tentando definir completamente, mas acredito que no nível de grupo podemos chegar entre 14 bilhões a 15 bilhões de euros, cerca de metade disso na Itália”, disse Federico Ghizzoni ao jornal La Stampa.
Um porta-voz do banco confirmou seus comentários.
Em junho, o BCE disse que dará um novo acesso a empréstimos de longo prazo para bancos europeus, com o objetivo de melhorar o empréstimo para companhias da zona do euro.
As companhias italianas foram duramente atingidas pela crise econômica à medida que os bancos reduziram os empréstimos para conter o crescimento de empréstimos vencidos.
Ghizzoni disse que o banco usará o financiamento do BCE para ajudar a fornecer empréstimos para empresas investirem em suas atividades produtivas.
“Se, por exemplo, o dinheiro do BCE nos custar 0,5 ponto percentual a menos (do que no mercado), poderíamos passar a maior parte deste ‘desconto’ para empresários”, disse Ghizzoni.
Fonte: Reuters