Hoje saberemos qual é a escola de samba campeã da Série Ouro , a segunda divisão do carnaval carioca. A Unidos da Ponte , o Império Serrano e a Unidos de Bangu , não serão avaliadas, não poderão ser rebaixadas e nem campeãs. A decisão foi tomada após as três perderem fantasias num incêndio na fábrica em Ramos, no último dia 12. Com isso, apenas 13 das 16 escolas passarão pela avaliação.
A decisão foi tomada em razão do trágico incêndio na fábrica de fantasias Maximus Confecções. Vinte e um funcionários foram resgatados das chamas, sendo 10 levados para unidades de saúde. Quatro dias depois, Rodrigo Oliveira veio a óbito.
Sem licença do Corpo de Bombeiros para funcionamento, a fábrica estava repleta de material altamente inflamável como tecidos, isopor, cola, papéis, plásticos e espumas para preenchimento de fantasias. No entanto, não havia nenhum sinal de extintores ou mangueiras para combate a incêndio. Devido ao ocorrido, as três desfilaram sem compromisso com o relógio por serem hour-concours desta edição.
A Unidos de Bangu, quarta a desfilar, conseguiu recuperar 90% das alas e entrou na Avenida com garra. Diretor-geral de harmonia da escola da Zona Oeste, Alcides Kenga Konká relatou que só não houve tempo para recuperar fantasias de duas alas, mas nada que saltasse aos olhos do público na Sapucaí.
Já a Unidos da Ponte, de São João de Meriti, desfilou com enredo sobre consciência ambiental. A coreografia da comissão de frente, por coincidência, incluiu um grupo com adereços indígenas e máscaras anti-fumaças. Durante o desastre, a agremiação perdeu toda a fantasia preparada para o desfile.
Com o dia claro, passava das 6h quando foi a vez do Império Serrano encerrar a segunda noite de desfiles. Era notório que a grande maioria dos componentes usava roupas que mais se pareciam com abadás. Das 22 alas da escola, apenas duas conseguiram manter suas fantasias: a das crianças e a bateria, pois os figurinos haviam sido produzidos fora da fábrica Maximus. No total, estima-se que 2 mil dos 2,4 mil integrantes ficaram sem suas roupas oficiais. Para contornar o problema, a solução foi rápida e emergencial: parceiros da escola produziram batas personalizadas com o logotipo do Império Serrano e referências ao enredo.
Onde assistir à apuração do carnaval da Série Ouro?
A Band vai transmitir a apuração, às 17h, pela TV Band apenas para o Rio. O restante do país pode acompanhar pelo YouTube da emissora.
As escolas que serão julgadas são: Botafogo Samba Clube, Arranco, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Em Cima da Hora, União da Ilha, Tradição, União do Parque Acari, Vigário Geral, Porto da Pedra, São Clemente e Acadêmicos de Niterói.
No resultado final, as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata, enquanto a campeã garantirá acesso ao Grupo Especial.