Skip to content

Carro do Google não terá volante nem freios de emergência

carro googleO Google vai construir um carro sem volante. Ele não vai precisar do instrumento porque poderá se locomover sozinho.

O veículo de dois lugares não será vendido ao público, mas a empresa disse na terça-feira que cem protótipos deverão estar circulando em vias públicas até o ano que vem. Ainda que não de forma muito veloz – a velocidade máxima seria de 40 km/h.

Os carros sem direção são um passo natural para o Google, que já percorreu centenas de milhares de quilômetros na Califórnia com SUVs (utilitário grande) da Lexus e Toyota Prius equipados com uma combinação de sensores e computadores.

Esses veículos autônomos tem funcionários da empresa atrás do volante, agindo como motoristas emergenciais. Mas os novos modelos do Google eliminariam essa função, pois não têm volante nem pedais de freio e de aceleração. Em vez disso, apenas botões para iniciar e parar.

Movido a energia elétrica, o carro é compacto e tem formato de bolha – algo que poderia servir de meio de locomoção num campus corporativo ou numa cidade congestionada.

É improvável que o Google entre no ramo de produção de automóveis. Ao revelar o protótipo, a empresa enfatizou a parceria com outras companhias.

O maior obstáculo para o veículo sem direção pode ser a legislação. Por causa das regulações californianas, as versões de teste desse modelo terão direção e pedais.

Fonte: Rádio voz da Russia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *