Skip to content

Ceará inaugura primeiro centro de combate ao crime organizado do país

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, participou hoje (7/12), em Fortaleza, da inauguração do primeiro Centro Regional de Inteligência de Segurança Pública do Brasil. O equipamento está instalado em um prédio cedido pelo governo do estado e teve investimento total de R$ 15 milhões.

A escolha do Ceará para sediar o centro foi uma deliberação dos governadores do Nordeste em encontro realizado em março em Teresina e se deve aos investimentos e aos trabalhos de inteligência das forças de segurança locais no combate ao crime organizado.

Ao todo, são previstos cinco centros regionais de inteligência, que contarão com representações policiais dos estados; das polícias Federal e Rodoviária Federal (PRF); da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As unidades serão interligadas ao Centro Nacional Integrado de Inteligência, Comando e Controle, que ficará em Brasília.

 Agentes do FBI

De acordo com o governador do Ceará, Camilo Santana, o centro regional do Nordeste já está em funcionamento e os representantes dos órgãos de segurança estão passando por capacitação, inclusive um curso ministrado por agentes do FBI, a polícia federal norte-americana. O local tem capacidade para receber 80 profissionais.

Segundo o ministro Raul Jungmann, a criação e atuação dos centros é uma resposta aos desafios atuais da segurança pública. “Neste mundo, temos a guerra cibernética, as redes sociais, a deep web. O crime está nessas redes e está integrado e internacionalizado. Não há a menor possibilidade de se combater esse crime e reduzir outras formas de criminalidade se não tivermos inteligência, e inteligência integrada.”

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *