O Google e o Facebook vem duelando pela compra de empresas promissoras e, ao que parece, a gigante das buscas pode ter dado um drible no Facebook para comprar a empresa de drones Titan Aerospace. Vale lembrar que o Google tinha como ideia usar balões climáticos para levar acesso à internet para os vários cantos do mundo.
A Titan Aerospace era apontada como uma compra certa do Facebook, para seu projeto chamado de Internet.org. De acordo com informações do The Wall Street Journal, o time da Titan Aerospace vai trabalhar em conjunto com o time do Project Loon – que pretende usar os balões para tornar possível o acesso à internet em lugares de difícil alcance – e também o time da Makani, outra aquisição do Google.
Confira as armas de Google e Facebook na busca pela “dominação mundial”
Entretanto, os funcionários da Titan não devem se juntar ao coletivo do Google e vão se manter no escritório da empresa em Novo México, Estados Unidos. Em comunicado para a imprensa, o Google comenta que sua nova aquisição pode ter papel interessante para melhorar o mundo.
— A Titan Aerospace e o Google compartilham de um profundo otimismo quanto ao potencial da tecnologia para melhorar o mundo. Ainda é cedo, mas os satélites atmosféricos podem ajudar a trazer a acesso à internet para milhões de pessoas e ajudar a resolver outros problemas, incluindo o alívio em situações de desastre e danos ambientais como o desmatamento.
Esforços do Facebook
Mesmo com o Google “furando a fila”, o Facebook ainda dará sua cartada na tentativa de entregar internet para lugares distantes do mundo. No mês passado, a companhia obteve seu próprio time de especialistas em drones, ao comprar a Ascenta.
Por enquanto, ainda é discutida a legalidade do uso de drones para propósitos comerciais nos Estados Unidos, o que pode tornar difícil os testes com novos aparelhos. Uma legislação específica é esperada para 2015 – no mesmo ano, a Titan Aerospace pretende que seus drones estejam prontos a entregar conexões de 1 gigabit por segundo.
Fonte: R7