A gigante americana das telecomunicações AT&T anunciou nesta segunda-feira um acordo para adquirir a operadora de telefonia celular mexicana Nextel em troca de US$ 1,875 bilhão, menos a dívida da empresa.
A nova aquisição é anunciada depois que em meados de janeiro a companhia com sede em Dallas (Texas) completou a compra da também mexicana Iusacell por US$ 2,5 bilhões.
O objetivo da AT&T, segundo assegurou em comunicado, é unir os dois negócios e combiná-los com o resto de sua infraestrutura para criar a primeira área de serviços móveis da América do Norte, que cobriria 400 milhões de consumidores e negócios no México e Estados Unidos.
A rede da Nextel México – que conta com três milhões de assinantes – cobre aproximadamente 76 milhões de pessoas e, segundo AT&T, ajudará a empresa a “levar mais competência e velocidade de internet móvel mais alta ao mercado sem fio mexicano”.
“Combinar a Nextel México com a Iusacell permitirá a AT&T melhorar mais rapidamente e expandir seu serviço de internet móvel para benefício de milhões de mexicanos, em particular para aqueles que vivem fora das grandes áreas metropolitanas”, destacou a empresa em comunicado.
A operação ainda está pendente da aprovação de um tribunal de falências de Nova York que está supervisionando a reestruturação da proprietária da Nextel, a NII Holdings, e do Instituto Federal de Telecomunicações do México, a autoridade reguladora no país.
A AT&T espera que o processo possa ser completado ainda no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Bol