O presidente da BR Malls, Carlos Medeiros, informou nesta quarta-feira, em teleconferência com analistas, que prevê crescimento de vendas “mesmas lojas” (em operação nos shoppings há mais de 12 meses) no quarto trimestre em um ritmo “parecido” com o do primeiro e segundo trimestres. Se isso ocorrer, o índice no último trimestre do ano pode ficar abaixo do apurado no mesmo período de 2013.
No primeiro e segundo trimestres de 2014, as vendas “mesmas lojas” da maior empresa de shopping centers do país cresceram 7,6% e 7,5%, respectivamente. No quarto trimestre de 2013, a alta foi de 8%.
A empresa divulgou em seu relatório de resultados um fraco crescimento de 4,4% nas vendas “mesmas lojas” de julho a setembro ? o menor da história da companhia ? “impactado, principalmente, por uma redução não recorrente do fluxo nos shoppings no mês de julho, ocasionada pelo evento da Copa do Mundo”, informou a companhia em relatório.
Medeiros disse que o mês de julho teve um dos piores índices de vendas “mesmas lojas” desde que a empresa foi criada. “Temos muitos shoppings no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, locais que tiveram mais feriados na Copa”, afirmou.
Também houve desaceleração no consumo após o período dos jogos, que afetou números. O executivo disse que foi verificado desaquecimento nas vendas de megalojas de eletrônicos e de artigos esportivos no terceiro trimestre, após forte alta no segundo trimestre.
Medeiros também informou que houve desaceleração nos resultados do segmento de lazer no terceiro trimestre, por causa da antecipação de lançamentos no cinema antes da Copa do Mundo.
Fonte: Bol