Skip to content

Anglo faz 1º embarque de minério do Minas-Rio; inaugura porto do Açu

Anglo AmericanA Anglo American embarcou seu primeiro carregamento de minério de ferro do projeto Minas-Rio no Brasil, após ter sofrido longo atraso, informou a companhia nesta segunda-feira, elevando a oferta da commodity em um mercado já saturado.

A carga de mais de 80 mil toneladas de minério de ferro está a caminho de clientes na China a partir do Porto de Açu, no Estado do Rio de Janeiro.

O terminal portuário de Açu é gerenciado pela joint venture Ferroport, com participação de 50 por cento da Anglo e 50 por cento da Prumo Logística (ex-LLX).

“Este primeiro embarque marca o início das operações do Porto do Açu”, disse a Prumo Logística, em nota.

O contrato entre a Anglo e a Ferroport prevê pagamento pela mineradora de 7,23 dólares/tonelada de minério de ferro embarcada, com base no volume anual de 26,5 milhões de toneladas em base natural, pelo prazo de 25 anos.

O contrato tem ainda uma cláusula de Take or Pay, que prevê pagamentos de períodos anteriores.

“A companhia informa que a Ferroport recebeu os pagamentos referentes aos meses de julho e agosto”, disse a Prumo, em nota.

O Minas-Rio, maior investimento estrangeiro já feito no Brasil, foi afetado por atrasos e aumento de custos desde que a Anglo o comprou em 2007-2008 do ex-bilionário brasileiro Eike Batista, por cerca de 5,5 bilhões de dólares.

Os investimentos para a implantação do empreendimento devem alcançar aproximadamente 20 bilhões de reais, segundo estimativa da Anglo informada em janeiro de 2013 e reiterada em setembro.

 

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *